terça-feira, 6 de outubro de 2015

SOBRE O PROJETO



1 ESCOPO

O projeto proposto, de cunho investigativo e construtivo, visa construir uma bomba hidráulica caseira, do tipo carneiro hidráulico, possibilitando elevar água contida em reservatórios sem gasto de combustíveis e/ou energia elétrica. O objetivo é encontrar a altura máxima de bombeamento e o melhor rendimento (relação entre altura e desperdício) da bomba construída com tubos de ¾”. Além disso, se estudará os efeitos causados pela troca de certos parâmetros. Vale lembrar que o desperdício é conotativo, já que a água dos reservatórios geralmente é reaproveitada das chuvas, o que faz com que esta seja apenas devolvida à natureza.

Acredita-se na validade do desenvolvimento do projeto, pois a relação custo- benefício é atendida, além de ser de fácil execução. A definição dos regimes de funcionamento da bomba beneficiará aqueles que a utilizam, isto é, geralmente proprietários rurais, podendo também atender demandas urbanas.


2 PLANO DE AÇÃO

2.1 Atividades

O projeto será realizado em 4 grandes blocos. O primeiro consiste na elaboração do croqui da bomba carneiro, acompanhado da elaboração da lista de peças a serem usadas em sua construção, bem como do levantamento de seus preços.

O segundo bloco se refere à aquisição das respectivas peças e início da montagem do equipamento. Nessa fase serão realizados os testes de altura, vazão e desperdício.

O terceiro bloco será formado pela análise e organização dos resultados obtidos nos testes anteriores.

A partir dessa fase serão elaboradas as hipóteses de uso e manejo do equipamento, de forma a adequá-lo às necessidades individuais de cada um de seus usuários. Essa parte do projeto permitirá ao grupo fundamentar as justificativas apresentadas no escopo. Por último, o quarto bloco consistirá na apresentação do projeto à turma.



2.2 Estimativa de custos e recursos


2.3 Estimativa de prazos

  • Semana 1: definir um responsável pelo controle financeiro, e onde será feita a compra dos materiais necessários para a construção do carneiro hidráulico;
  • Semana 2: compra dos materiais do carneiro hidráulico;
  • Semana 3: construção do carneiro hidráulico e teste de seu funcionamento;
  • Semana 4 :Teste com diferentes regulagens para identificar as alturas objetivadas;
  • Semana 5: Teste com alternância dos parâmetros construtivos;
  • Semana 6: Semana livre para possíveis atrasos;
  • Semana 7: Últimos testes e entrega de resultados.


3 PLANO DE MONITORAMENTO

Foram considerados pelo grupo como pontos de maior facilidade de ocorrerem falhas:

  • Construção de um suporte adequado para a bomba funcionar corretamente;
  • Ajuste da válvula de crivo (sucção);
  • Baixa altura do reservatório em relação à bomba, sendo insuficiente para o bombeamento ocorrer;
  • Vazamento de água nas tubulações;
  • Perda de muita água na válvula de retenção, obtendo baixo rendimento.

O carneiro hidráulico será testado e, conforme os resultados obtidos, sofrerá reparos ou mudanças em seu projeto e construção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário